Uso de máscara será facultativo em Aparecida

Golpe do Decore prejudica MEIs e profissionais da contabilidade
14 de março de 2022
Projeto que suspende uso obrigatório de máscaras em Goiânia entra na pauta da Câmara
16 de março de 2022

Uso de máscara será facultativo em Aparecida

Obrigatoriedade continuará em unidades de saúde e ensino, órgãos públicos e terminais de ônibus

O Prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, deve sancionar, nos próximos dias, Projeto de Lei nº 13/2022, que revoga a Lei Municipal nº 3.558/2020, que determina o uso obrigatório de máscara como medida de prevenção à Covid-19. O projeto de lei de autoria do Poder Executivo passou pela Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 15, onde foi aprovado, por unanimidade.

O projeto volta para o Executivo Municipal e o prefeito tem até 15 dias para sancioná-lo. Enquanto isso, o uso de máscara continua sendo obrigatório no âmbito do município.

Assim que sancionado, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19, vai publicar nova portaria determinando o uso obrigatório de máscara em locais fechados, como em unidades educacionais e de saúde, terminais de ônibus e órgãos públicos. Em estabelecimentos comerciais o uso será opcional, isto é, cabe ao estabelecimento decidir pela obrigatoriedade.

A decisão foi tomada nesta terça-feira, 15, em reunião ordinária do Comitê – colegiado responsável por deliberar ações de prevenção, controle e combate a pandemia no município – formado por representantes da Câmara Municipal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e entidades empresarias.

O colegiado aproveitou a reunião para apresentar evoluções do cenário epidemiológico e ações que foram eficientes para impedir o avanço da pandemia no município, que se tornou referência na prevenção e enfrentamento da Covid-19 no estado de Goiás.

“A decisão considera a melhora de diferentes indicadores da pandemia, como o avanço da estratégia de vacinação – considerando que 77,87% da população acima de 12 anos está vacinada – e a diminuição de casos mais graves da doença, bem como o número de mortes”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

Vacinação

O município aplicou até esta sexta-feira, 11 de março, um total de 933.663 vacinas contra a covid-19, segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Dessas, 436.389 foram primeira dose, 372.139 referem-se a aplicações de dose 2 ou dose única, e 101.332 doses de reforço. Já a vacinação infantil atingiu a marca de 23.803 doses aplicadas.

Com isso, 77,87% da população acima de 12 anos, estimada em 477.878 habitantes, já está vacinada as duas doses ou dose única. O órgão informa que essa faixa etária é o referencial utilizado pela Prefeitura de Aparecida na análise do percentual de imunizados, já que a vacinação infantil foi iniciada há menos de dois meses.

Boletim Covid-19

O município realizou 494.765 testes de diagnóstico de Covid-19 até às 17 horas desta segunda-feira, 14.. Os exames são do tipo RT-PCR, que é considerado o padrão ouro para esse diagnóstico.

No momento, Aparecida possui 291 casos ativos, que são monitorados pela Telemedicina, oxímetros e exames ou hospitalizados. De 115.797 casos confirmados, 113.686 estão recuperados e 1.820 vieram a óbito por Covid-19, com um óbito confirmado nas últimas 24h.

Dos 83 leitos de UTI ativos para tratamento da Covid-19 na rede pública municipal, 24 estão ocupados, indicando uma taxa de ocupação de 28,92%. Dos 94 leitos de enfermaria ativos para tratamento da doença, 2 estão ocupados, indicando uma taxa de ocupação de 2,13%.