A Prefeitura de Goiânia divulgou nesta segunda-feira (22/2) novas medidas para conter o avanço do coronavírus na capital. As regras passam a valer a partir da próxima quinta-feira (25/2) para que os estabelecimentos comerciais, escolas e templos religiosos se adequem, como prevê o Decreto.
O Prefeito Rogério Cruz disse que as medidas são necessárias devido ao aumento de casos de Covid-19 e de pessoas internadas por causa da doença. Ele pediu a colaboração da população. “Estamos trabalhando para que o número de casos diminua e esperamos o engajamento de todas as esferas da capital”, pontuou o prefeito.
Veja as regras previstas no Decreto nº 1.601/2021:
- Funcionalismo municipal: 50% dos servidores da prefeitura trabalharão de casa, com revezamento a cada 14 dias;
- Shoppings: funcionamento com 50% da capacidade. Espaços devem funcionar até as 22 horas;
- Bares e restaurantes: funcionamento com 50% da capacidade, com funcionamento até as 22h. Shows e músicas ao vivo ficam proibidos;
- Academias: seguem funcionando com 30% de capacidade. Medida também vale para condomínios horizontais e verticais que contam com áreas para prática esportiva;
- Salões e barbearias: 30% da capacidade;
- Igrejas: também com 30% da capacidade, mas não precisam estabelecer limites na quantidade de celebrações;
- Rua 44: funcionará de quarta-feira a sábado, das 7h às 15h;
- Eventos particulares: eventos como casamentos, festas e desfiles, além do uso de salões de festas em condomínios horizontais e verticais, estão proibidos.
- Escolas: 30% da capacidade de atendimento;
- Velórios: 10 pessoas simultaneamente (exceto quando a causa for Covid-19 – pois não pode haver cerimônia).