A Pandemia causou confusão sobre a folga de Carnaval nas empresas, e muitos têm se perguntado se o feriado irá permanecer ou não, mesmo que não haja festas oficiais. Segundo a Portaria Nº 430/2020, o Carnaval não é um feriado nacional. Em algumas cidades e estados, como o Rio de Janeiro, é um feriado local.
No estado de Goiás, o Governador Ronaldo Caiado, anunciou durante uma live que não vai decretar ponto facultativo no carnaval deste ano, e da mesma forma, prefeitos de várias cidades, como Goiânia, Aparecida e Goianésia, acompanharam o governador, não decretando a data como carnaval.
Desta forma, existe ainda mais um ponto para se levar em consideração: Os Sindicatos. Algumas categorias já determinaram o fechamento das empresas durante os dias de carnaval. Segue abaixo a orientação de alguns dos sindicatos:
Para mantê-los informados, segue abaixo mais algumas dúvidas a respeito do tema:
Empresa pode dar folga?
Nos casos das empresas que estão em município que optaram por não aderir ao feriado, e não têm nada especificado em Convenção Coletiva, fica a critério do empregador dar folga a seus funcionários ou não.
O funcionário que falta pode ter o salário descontado?
Sim. Caso a empresa decida que será um dia de trabalho normal, mas o funcionário faltar sem justificativa, ele pode ter o salário descontado.